Relatorio_Dinamicas Imobiliarias
O “Habitação em Números”, abreviadamente HN, desenvolve periodicamente análises estatísticas sobre as múltiplas dimensões e componentes do mercado de habitação, do arrendamento e da reabilitação urbana.
O HN – Dinâmicas Imobiliárias e Habitacionais visa disponibilizar informação mais relevante em matéria da habitação e dos seus intervenientes com o intuito de monitorizar o setor e consequentemente elaborar dados estatísticos que informam os agentes, decisores políticos e suportam inquéritos nacionais e internacionais, para além de participação informada junto de instituições como OCDE, FMI, COM, e outras redes como a Housing Europe, EHPN, ESPON, ISHF, entre outros.
O Observatório da Habitação, do Arrendamento e da Reabilitação Urbana (OHARU), do IHRU, I.P., disponibiliza um painel de indicadores de conjuntura com base em dados do INE e do Banco de Portugal, que permite acompanhar a evolução do mercado habitacional, incluindo preços e valores de transação, número de transações, valores medianos de venda e de renda, novos contratos de arrendamento, bem como a sua distribuição territorial e variação ao longo do tempo, entre outros.
O objetivo é permitir analisar a evolução recente do mercado habitacional e apoiar a consulta pública e a análise técnica, contribuindo para a monitorização das políticas de habitação, arrendamento e reabilitação urbana.
A informação é apresentada de forma comparável ao nível de Portugal, NUTS II e município. Ao clicar no indicador pode obter também a sua evolução temporal.
Fonte: INE, Banco de Portugal
Elaboração: Observatório da Habitação, do Arrendamento e da Reabilitação Urbana, atualização trimestral
No HN – DINÂMICAS IMOBILIÁRIAS E HABITACIONAIS, maio de 2023, desenvolveu-se uma análise de conjuntura das dinâmicas imobiliárias e habitacionais que se refletem no acesso à habitação. As análises desenvolvidas ao longo do HN foram elaboradas com indicadores de diversas fontes com uma periodicidade trimestral e anual e foi robustecido com alguns destaques divulgados pelo INE.
Fonte: INE, Banco de Portugal
Elaboração: Observatório da Habitação, do Arrendamento e da Reabilitação Urbana
