Reabilitação Urbana
Prémio Nuno Teotónio Pereira
set 2019
Autor
Prémio Nuno Teotónio Pereira

Decorreu hoje, pelas 16h00, no Museu da Água, em Lisboa, a cerimónia de entrega das distinções do Prémio Nuno Teotónio Pereira que contou com a presença da Exma. Sra. Secretária de Estado da Habitação, Arq.ª Ana Pinho.

Sendo este o prémio mais antigo do setor do imobiliário, em Portugal, o Prémio NTP distinguiu, pela primeira vez, desde 2011, os trabalhos de Produção Cientifica, nas áreas temáticas da Habitação e da Reabilitação Urbana.

Foram distinguidos os seguintes trabalhos

Área Temática: Reabilitação Urbana

Variante Tese de Doutoramento

Prémio - Arq.º João Guilherme Pontes Appleton, pela Tese “A Avenida Almirante Reis, Uma História Construída do Prédio de Rendimento em Lisboa”

Variante Dissertação de Mestrado

Prémio - Arq.ª Ana Sofia Antunes Moreira, pela Dissertação “O Regime Jurídico da Reabilitação Urbana - da programação à intervenção. Operacionalizar a reabilitação urbana: o caso de Condeixa-a-Nova”

Menção Honrosa – Arq.ª Ana Filipa Moreira Dias, pela Dissertação “Instrumento, processo, estratégia: Caldas do Moledo como laboratório metodológico da metamorfose do Lugar e do Tempo nas paisagens arquitetónicas do Douro”

Área Temática: Habitação e Modelos de Habitar

Variante Tese de Doutoramento

Prémio - Arq.º Bruno Ricardo Abrantes Gil, pela Tese “Culturas de Investigação em Arquitetura: Linhas de pensamento nos centros de investigação, 1945-1974”

Menção Honrosa – Arq.ª Mafalda Batista Pinheiro Pacheco, pela Dissertação “FUZETA - Um núcleo urbano piscatório singular”

Variante Dissertação de Mestrado

Prémio - Arq.ª Andreia Jorge Martins, pela Dissertação “A habitação temporária no Barrocal do Douro - Picote, 1953-1957”

À semelhança dos anos anteriores, o IHRU premiou ações de reabilitação urbana. Nesta vertente foram atribuídas as seguintes distinções:

Variante Reabilitação de Edifício de Habitação

Prémio - Casa António Patrício, projeto de Atelier  in.vitro, Joana Leandro Vasconcelos (com colaboração de Mafalda Cabeleira), promovida por Cristina Coelho e Frederico Burmester e executada por Coeng Construção.

Prémio Especial do Júri – Restauração 430, projeto de César Machado Moreira e Cláudia Dias promovida por Country Corner – Gestão e Investimentos Lda e executada por Matriz Sociedade de Construções, Lda.

Variante Reabilitação de Edifício de Equipamento

Prémio - Recuperação das Instalações da Cerâmica Antiga de Coimbra, projeto de Luísa Bebiano e Atelier do Corvo, promovida por Sociedade Cerâmica Antiga de Coimbra. Lda, e executada por Civifran - Construções, LDA.

Menção Honrosa - Galeria da Biodiversidade, reabilitação da Casa Andresen no Jardim Botânico, projeto de Nuno Valentim e Frederico Eça, promovida pela Universidade do Porto e executada por AOF – Augusto de Oliveira Ferreira & Co., Lda.

Variante Reabilitação ou Requalificação de Espaço Público

Menção Honrosa - Requalificação do espaço público do Campo das Cebolas e construção de parque de estacionamento semi-subterrâneo, projeto de João Luís Carrilho da Graça com Victor Beiramar Diniz, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e executada por ABB - Alexandre Barbosa Borges, S.A.

 

» Consulte a página do Prémio Nuno Teotónio Pereira

Comunicação ao IHRU da Aprovação
ago 2019
Autor
Comunicação ao IHRU da Aprovação

A comunicação ao IHRU da aprovação da delimitação da ARU pela Assembleia Municipal, a que se refere o nº 5 do artigo 13º da Lei 32/2012 de 14 de Agosto, é feita pelo endereço aru@ihru.pt

 

Manual de apoio ARU/ORU

IHRU assina Acordo de Colaboração do 1.º Direito com a CM de Lisboa
jul 2019
Autor
IHRU assina Acordo de Colaboração do 1.º Direito com a CM de Lisboa

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e o Município de Lisboa assinaram hoje o Acordo de Colaboração ao abrigo do 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

O Acordo visa financiar 4.500 habitações destinadas a famílias carenciadas e envolve um investimento de cerca de 240 milhões, dos quais 81 milhões de euros são financiamento a fundo perdido.

+ Informação na página do Programa 1º Direito

Reabilitação para Uso Residencial em Lisboa - Oferta e Enquadramento Legal
Estudo
fev 2019
Autor Prime Yield e SRS Advogados
Reabilitação para Uso Residencial em Lisboa - Oferta e Enquadramento Legal

"Reabilitação para Uso Residencial em Lisboa - Oferta e Enquadramento Legal", produzido anualmente pela Prime Yield, este estudo foca-se na caracterização da oferta habitacional resultante de projetos de reabilitação em Lisboa e na sua evolução face ao ano anterior.

Solicitar Exemplar do Estudo

Regime Excecional para a Reabilitação Urbana
Guia
fev 2019
Autor Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, Instituto da Construção e do Imobiliário, Autoridade Nacional de Comunicações, Agência Portuguesa do Ambiente
Regime Excecional para a Reabilitação Urbana
Conjunto de normas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 53/2014, de 8 de abril, que dispensa as obras de reabilitação urbana do cumprimento de determinadas normas técnicas aplicáveis à construção, pelo facto de essas normas estarem orientadas para a construção nova e não para a reabilitação de edifícios.
Manual de Síntese de Práticas e Técnicas em Matéria de Reabilitação Urbana
Manual
fev 2019
Autor NERSANT
Manual de Síntese de Práticas e Técnicas em Matéria de Reabilitação Urbana

Ciente da necessidade de clarificação e informação, a NERSANT, no âmbito da atividade RegeneraPolis, criou o presente Manual de Síntese, com vista a informar e clarifi car alguns conhecimentos técnicos sobre o comportamento de materiais/ técnicas através de 17 fichas especializadas.

Caderno de Síntese Tecnológica de Reabilitação de Edifícios, uma reflexão sobre a estratégia para o sector
Publicação
fev 2019
Autor PTPC - Plataforma Tecnológica Portuguesa de Construção
Caderno de Síntese Tecnológica de Reabilitação de Edifícios, uma reflexão sobre a estratégia para o sector

O Grupo de Trabalho (GT) de Reabilitação da PTPC, elaborou a publicação "Caderno de síntese Tecnológica (CST) de Reabilitação de Edifícios" com o objetivo de promover a reflexão sobre a estratégia para a reabilitação em Portugal e de sensibilizar os decisores e atores da construção.

Para encomenda da publicação deve ser preenchido o impresso disponível aqui e enviado ao Instituto da Construção para o endereço: ic@fe.up.pt 

Benefícios Fiscais à Reabilitação Urbana
Guia
fev 2019
Autor Deloitte | APPII
Benefícios Fiscais à Reabilitação Urbana

Pretende-se com o presente guia proceder à sistematização dos benefícios fiscais à reabilitação urbana presentemente em vigor.

PDF