Biografia

Nuno Portas, nasceu em Vila Viçosa em 23 de setembro de 1934.

Estudou arquitetura na Escola de Belas Artes de Lisboa e na Escola de Belas Artes do Porto, onde concluiu a licenciatura em 1959. Dois anos antes, tinha começado a trabalhar no atelier do arquiteto Nuno Teotónio Pereira, no qual se manteve até 1974.

Em 1958 associou-se à revista "Arquitetura", que veio a dirigir e na qual escreveu textos que lhe valeram o prémio Gulbenkian de Crítica de Arte, em 1963.

Entre os anos sessenta e setenta foi investigador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (1962-1974), onde coordenou o Núcleo de Pesquisa de Arquitetura, Habitação e Urbanismo.

Na qualidade de professor, lecionou a Cadeira de Projeto na Escola de Belas Artes de Lisboa (1965-1971) e, em 1983, transferiu-se para o curso de Arquitetura da Escola de Belas Artes do Porto, tendo participado na fundação da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Nesta Faculdade viria a assumir funções como Professor Catedrático, a partir de 1989. Atualmente, é Professor Jubilado.

Foi professor convidado da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, do Instituto de Urbanismo de Paris, da Universidade de Paris VIII, do Politécnico de Milão, da Universidade de Ferrara e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 1974 assumiu o cargo de Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo, que conservou durante os três primeiros Governos Provisórios. No exercício dessas funções, fomentou a criação de cooperativas de habitação e de Gabinetes de Apoio Técnico (GAT) estruturas da administração Central descentralizadas de apoio aos Municípios, concebeu o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) e desencadeou o processo conducente à adoção dos Planos Diretores Municipais. Em 1990, tornou-se Vereador do Pelouro do Urbanismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Foi distinguido com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro e pelo Instituto Politécnico de Milão, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e com o Prémio Sir Patrick Abercrombie de Planeamento Urbano e Design da União Internacional de Arquitetos (2005).