1º Direito
281
Municípios com ELH em execução
15.936
Habitações candidatadas (total)
7.559
Habitações contratadas
2.087
Habitações concluídas
Pré-visualizar
Notícias
30 dez 2021
Abertura de Concursos para sorteio de 31 habitações em Arrendamento Acessível
23 mar 2022
Abertura de Concursos para sorteio de 27 habitações em Arrendamento Acessível
05 jan 2022
O IHRU lança dois concursos para a conceção e elaboração dos projetos de vários edifícios de Habitação em Almada e Setúbal.
28 dez 2021
Alteração do Aviso de Publicitação N.º 01/CO2‐i01/2021
15 mar 2022
Investimento RE‐C02‐i02 - Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário: Forças de Segurança
angle-left null Housing Europe debate futuro da habitação na Europa com participação do IHRU
08 jun 2026

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) participou na Assembleia Geral e Conferência Anual da Housing Europe, realizadas nos dias 4 e 5 de junho, em Trieste, Itália.

O encontro, que contou com a Vogal do Conselho Diretivo, Ana Proença, em representação do IHRU, reuniu representantes de entidades públicas, sociais e cooperativas de vários países europeus para debater os principais desafios e prioridades da política de habitação na Europa, num contexto marcado pela crescente relevância da habitação na agenda da União Europeia.

A Assembleia Geral incluiu ainda a apresentação do relatório de atividades e dos documentos financeiros da organização, a eleição dos seus órgãos sociais e a apresentação do International Social Housing Festival 2027, que terá lugar em Lisboa.

A Conferência Anual centrou-se nos desafios atuais da habitação na Europa, com destaque para o futuro Plano Europeu para a Habitação Acessível, os mecanismos de financiamento da habitação pública e acessível, a eficiência energética do parque habitacional, a recuperação de fogos devolutos e os modelos de habitação a custos controlados.

A participação do IHRU permitiu acompanhar a evolução das políticas europeias nesta área, reforçar o relacionamento institucional com parceiros internacionais e aprofundar o conhecimento sobre iniciativas e boas práticas relevantes para o desenvolvimento das políticas públicas de habitação.