Logo Portal da Habitação  
Logo NRAU
 
Formulários
 
Modelo único simplificado para apresentação de pedidos e comunicações (PDF, 2 páginas, 107 KB)
Este modelo, aprovado pela Portaria n.º 1192-A/2006, de 3 de Novembro, pode ser preenchido pelo senhorio ou arrendatário que pretenda formular os pedidos ou proceder às comunicações previstas no NRAU ou na respectiva regulamentação, junto dos serviços de finanças, municípios ou serviços de segurança social.
Instruções de preenchimento do modelo único (PDF, 2 páginas, 262 KB)
Caso necessite de ajuda no preenchimento do modelo único atrás indicado, recorra a estas instruções.
Anexo ao modelo único para apresentação do pedido de subsídio de renda (PDF, 1 páginas, 59 KB)
Se pretender apresentar um pedido de subsídio de renda deverá entregar este anexo juntamente com o modelo único, onde todos os elementos do agregado familiar, que sejam maiores, autorizam o acesso do INH à informação fiscal e das entidades processadoras de pensões, relevante para efeitos da atribuição do subsídio de renda.
Ficha de avaliação do estado de conservação (PDF, 2 páginas, 61 KB)
A ficha de avaliação, aprovada pela Portaria n.º 1192-B/2006, de 3 de Novembro, permite determinar o nível de conservação e o coeficiente de conservação do locado, conforme estabelece o NRAU. Esta ficha destina-se a ser preenchida no âmbito de vistoria a realizar ao local arrendado, pelo Arquitecto, Engenheiro ou Engenheiro Técnico que, nos termos legais seja designado pelo município, ou pela Comissão Arbitral Municipal.
Método de Avaliação do Estado de Conservação de edifícios (PDF, 212 páginas, 5.796 KB)
Para apoiar o preenchimento da ficha de avaliação o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) elaborou este documento que contém as instruções de aplicação deste método. Trata-se de uma nova versão, datada de Outubro de 2007, que substitui a versão anterior de Fevereiro de 2007 (PDF, 83 páginas, 401 KB).