Manteigas: arrancaram as obras para aumentar a oferta de habitação a rendas acessíveis

Iniciaram-se em julho duas obras de reabilitação no concelho de Manteigas, no âmbito de um protocolo celebrado entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU, I.P.), a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e o Município de Manteigas, com o objetivo de aumentar a oferta de habitação a rendas acessíveis na região.
Estas operações preveem a disponibilização de 14 habitações com rendas acessíveis, representando um investimento superior a 1,9 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pela União Europeia (Next GenerationEU).
Atualmente, estão em curso os seguintes projetos:
• A transformação do antigo posto da Guarda Nacional Republicana de Manteigas em sete fogos habitacionais, num investimento de cerca de 900 mil euros;
• A reabilitação da antiga tipografia de Manteigas, com a criação de mais sete habitações, num investimento estimado em 1 milhão de euros.
Estas intervenções inserem-se numa operação mais ampla promovido pelo IHRU, I.P., em colaboração com o Município de Manteigas, no âmbito da criação de um Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis que prevê a disponibilização de 37 habitações no concelho, com um investimento total superior a 5,8 milhões de euros.