1º Direito
281
Municípios com ELH em execução
15.936
Habitações candidatadas (total)
7.559
Habitações contratadas
2.087
Habitações concluídas
Pré-visualizar
Notícias
30 dez 2021
Abertura de Concursos para sorteio de 31 habitações em Arrendamento Acessível
23 mar 2022
Abertura de Concursos para sorteio de 27 habitações em Arrendamento Acessível
05 jan 2022
O IHRU lança dois concursos para a conceção e elaboração dos projetos de vários edifícios de Habitação em Almada e Setúbal.
28 dez 2021
Alteração do Aviso de Publicitação N.º 01/CO2‐i01/2021
15 mar 2022
Investimento RE‐C02‐i02 - Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário: Forças de Segurança
angle-left null Comissão Europeia e Grupo BEI lançam as bases para uma nova plataforma de investimento pan-europeia para a habitação sustentável e a preços acessíveis
11 mar 2025

 

No Fórum anual do Grupo Banco Eurupeu de Investimento (BEI), o comissário europeu responsável pela Energia e Habitação, Dan Jørgensen, e a presidente do Grupo BEI, Nadia Calviño, sublinharam a importância de dar resposta a uma das preocupações mais prementes dos cidadãos e dos governos da União Europeia. 

No decorrer da sessão especial sobre habitação acessível e sustentável, defenderam o lançamento das bases de uma plataforma de investimento pan-europeia para a habitação sustentável e a preços acessíveis, que reúna intervenientes locais e nacionais, públicos e privados para catalisar o financiamento e ações urgentes no âmbito do próximo Plano Europeu de Habitação Acessível da Comissão.

A Comissão Europeia e o Grupo do BEI estão a estabelecer parcerias com os bancos de fomento nacionais (BFN) e as instituições financeiras internacionais (IFI) da Europa para desenvolver novas oportunidades de financiamento para a habitação sustentável e a preços acessíveis em toda a Europa. 

O Grupo BEI anunciou ainda o lançamento do próximo Plano de Ação para apoiar a habitação, que inclui um novo portal de balcão único para a habitação destinado a prestar aconselhamento e financiamento para apoiar a inovação no setor da construção, construir habitações a preços acessíveis e investir na eficiência energética e na renovação do parque habitacional em toda a Europa.

O plano apoiará os esforços locais e nacionais para:

I. construir habitações a preços mais acessíveis;

II. renovar o parque habitacional existente para que seja mais eficiente do ponto de vista energético e incentivar materiais e equipamentos de construção mais sustentáveis e inovadores. 

Com estas iniciativas, o Grupo BEI pretende disponibilizar 1,5 milhões de unidades habitacionais novas ou renovadas em toda a Europa, prevendo um investimento de cerca de 10 mil milhões de euros nos próximos dois anos.

 

Fonte: Comissão Europeia e BEI

Foto: BEI