angle-left null IHRU LANÇA “PORTAL CONSULTA CIDADÃO”
29 set 2023

Portal disponibiliza os dados considerados para o apuramento do Apoio Extraordinário à Renda

O IHRU tem disponível a partir de hoje no Portal da Habitação uma nova ferramenta de informação relativa ao Apoio Extraordinário à renda. Através do “Portal Consulta Cidadão”, qualquer pessoa elegível para receber este apoio conseguirá consultar no momento todos os dados que estiveram na origem do apuramento do valor a que tem direito.

De entre os dados disponibilizados está o valor de renda do contrato de arrendamento, os rendimentos que serviram de base ao cálculo do apoio, o montante do apoio, bem como informação do agregado.

Para consultar esta informação, os cidadãos elegíveis só têm de efetuar três passos:

1. Aceder ao “Portal Consulta Cidadão” do Apoio Extraordinário à Renda através do seguinte link: www.portaldahabitacao.pt/portalcidadao

2. Efetuar a autenticação no Portal Consulta Cidadão com o Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital; e/ou através do NIF (utilizando a senha de acesso ao Portal das Finanças);

3. Consultar a informação disponibilizada em detalhe.

Este novo Portal, de âmbito nacional, visa simplificar e melhorar a qualidade do serviço público prestado aos cidadãos elegíveis para atribuição do Apoio Extraordinário à Renda, funcionando como uma ferramenta facilitadora de aproximação e de acesso à informação.