angle-left null IHRU lança a “Primeira Pedra” do Projeto Habitacional na Quinta de Alfazina, em Almada, para a construção de 156 habitações, destinadas a arrendamento acessível, com um investimento superior a 22 milhões de euros no âmbito do PRR
30 mar 2023

Decorreu hoje, o lançamento da “Primeira Pedra” do projeto habitacional PIA.10 – Quinta de Alfazina, para a construção de 156 habitações destinadas a arrendamento acessível, com um investimento superior a 22 milhões de euros financiados no âmbito do PRR.

A cerimónia de lançamento contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, da Presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, Isabel Dias e da Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês Medeiros.

Esta operação, incluída no Plano Integrado de Almada, está localizada na Rua de Alfazina de Cima (PIA.10), e têm por objeto a construção de 10 edifícios, que têm entre 3 e 4 pisos, num total de 156 habitações.

O projeto de arquitetura e especialidade deste conjunto habitacional, é da autoria da empresa Risco, Projectistas e Consultores de Design, SA., com a coordenação do arquiteto Nuno Lourenço, que apresentou a proposta vencedora do Concurso público de conceção lançado pelo IHRU, I.P..

O Plano Integrado de Almada (PIA) é constituído por um total de 14 operações, que serão desenvolvidas pelo IHRU, I.P. até ao 2º Trimestre de 2026, e que visam a promoção de 1.169 habitações igualmente destinadas a arrendamento acessível, num investimento total superior a 165,9 milhões de euros financiado no âmbito do PRR.

Este é mais um projeto de promoção direta do IHRU, I.P., financiado no âmbito do investimento RE-C02-i05 - Parque público de habitação a custos acessíveis, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que corresponde a um investimento total de 607 milhões de euros, visando dar continuidade à estratégia de alargamento da oferta de habitação pública a rendas acessíveis para dar resposta, até ao 2º trimestre de 2026, a 5.210 famílias, que não têm capacidade de aceder a uma habitação no mercado livre.