angle-left null IHRU assina protocolos com plataformas e agentes imobiliários para divulgação de arrendamento acessível
04 fev 2020

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinou hoje dois protocolos com mais de uma dezena de plataformas imobiliárias e os agentes de mediação imobiliária para divulgação do Programa de Arrendamento Acessível (PAA).

O PAA, criado no âmbito da Nova Geração de Políticas de Habitação, e no terreno desde julho passado, visa contribuir para a acessibilidade, segurança e estabilidade no arrendamento.

Tratando-se de um instrumento inovador, é necessário promover o conhecimento das oportunidades proporcionadas por este programa junto dos arrendatários e dos senhorios.

As plataformas imobiliárias e os agentes de mediação imobiliária podem desempenhar um papel fundamental nesta divulgação, informando os proprietários sobre as vantagens em arrendar alojamentos através do PAA e facultando aos interessados a possibilidade de divulgarem e pesquisarem as ofertas de arrendamento acessível.

É nesse contexto, que o IHRU, entidade gestora do PAA, assinou hoje no Ministério das Infraestruturas e da Habitação dois protocolos relativos à divulgação do PAA:

  • O Protocolo que Estabelece a Parceria para a Promoção do Programa de Arrendamento Acessível, celebrado com as entidades que gerem diversos portais e plataformas de CRM imobiliários, que tem por objetivo permitir a divulgação e pesquisa da oferta de alojamento do PAA através das plataformas imobiliárias;
     
  • O Protocolo de Capacitação do Sector da Mediação Imobiliária para o Programa de Arrendamento Acessível, que visa promover a sensibilização e formação profissional dos agentes de mediação imobiliária para o PAA.

Na prática, estes protocolos vão introduzir um novo produto (a nível do software das plataformas) que vai permitir aos agentes do setor, senhorios ou arrendatários, pesquisar ou anunciar pelas palavras-chave/campo “arrendamento acessível”, permitindo aos potenciais interessados, inclusive, fazer diretamente uma simulação através da ligação à plataforma do IHRU.

A assinatura destes protocolos é mais um passo para a execução e operacionalização do Programa de Arrendamento Acessível. No início de janeiro foram lançados os primeiros seguros para senhorios e inquilinos. Os protocolos hoje assinados visam tornar mais fácil o encontro entre a oferta e a procura, ou seja, promover o encontro entre potenciais arrendatários e senhorios, e ajudar a divulgar o programa a todos os seu potenciais interessados.