angle-left null Cerimónia de entrega das distinções do Prémio Nuno Teotónio Pereira 2022
30 jan 2023

Decorreu hoje, pelas 17h00, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, a cerimónia de entrega das distinções do Prémio Nuno Teotónio Pereira que contou com a presença da Exma. Sra. Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues e da Presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P., Isabel Dias.

Sendo este o prémio mais antigo do setor do imobiliário em Portugal, o Prémio NTP, distingue e incentiva as boas práticas nas áreas de atuação do IHRU, quer na vertente de Reabilitação Urbana, quer na vertente de Produção Científica.

A presente edição registou 55 candidaturas a concurso, 45 na vertente de Reabilitação Urbana e 10 candidaturas na vertente de Trabalhos de Produção Científica.

Foram distinguidos os seguintes trabalhos:

Vertente Trabalhos de Produção Científica

Variante Tese de Doutoramento

Prémio - Arq.º João Manuel Chaves de Barros Santa Rita, pela Tese "Projectar com o Clima em Portugal: entre o Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa e a Revolução de Abril, 1955-1974”

Variante Dissertação de Mestrado

Prémio - Arq.ª Mariana Sofia Abranches de Aguiar Antunes, pela Dissertação "Lugar Comum: Habitar (n)a cidade do Porto. Princípios de intervenção para uma área de habitação municipal"

Vertente Reabilitação Urbana

Variante Reabilitação de Edifício Habitacional

Prémio – Casa na Rua de Álvares Cabral n.º 339, projeto de Inês da Silva Pimentel, promovida por Daniel Lamas e Sónia Martins e executada por Rielza, Técnica e Construções do Douro, Lda

Prémio Especial do Júri – Reabilitação/conversão de edifício de escritórios para habitação e retalho, projeto de Contacto Atlântico Arquitectos, promovida por Contacto Atlântico Arquitectos e executada por HCI Construções S.A.

Menção Honrosa – Reabilitação de Edifícios para renda acessível na Rua Infante D. Henrique, projeto de André Eduardo Tavares, promovida por Domus Social, EM e executada por Expoentinédito, Lda

Variante Reabilitação de Edifício de Equipamento

Prémio - Convento de São Domingos, projeto de João Luís Carrilho da Graça, promovida por Câmara Municipal de Abrantes e executada por Teixeira, Pinto & Soares, S.A.

Variante Reabilitação de Conjunto Urbano ou Requalificação de Espaço Público

Prémio - Avenida Condestável D. Nuno Álvares Pereira, projeto de Paulo Tormenta Pinto, promovida por Câmara Municipal de Tomar e executada por Carlos Gil, Lda

Menção Honrosa - Espaço Envolvente ao Centro de Artes e Criatividade, projeto de Município de Torres Vedras, promovida por Município de Torres Vedras e executada por Construções Pragosa, S.A.

Menção Honrosa - Bairro do Sobreiro, Cidade da Maia, projeto de Nuno Lopes e Sofia Mota, promovida por Espaço Municipal - Renovação Urbana e Gestão do Património, E.M., S.A. e executada por Pascoal & Veneza, Lda

» Consulte a página do Prémio Nuno Teotónio Pereira