angle-left null 100 anos de políticas públicas da habitação em debate
14 dez 2018

Marca Porta da Habitação

No próximo dia 17 de dezembro, realiza-se no Auditório 2, da Fundação Calouste Gulbenkian, o evento sob o tema "100 anos de políticas públicas", com o objetivo de assinalar a publicação do primeiro diploma legal que constituiu a primeira política pública de habitação em Portugal e que contará com a participação do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e da Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho.

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. lançou um projeto de investigação com o objetivo de ter uma visão integrada dos diferentes momentos e contextos que marcaram a política pública da habitação, desde a publicação do Decreto n.º 4137, de 25 de abril de 1918. Simultaneamente, assume-se como um projeto disseminador de conhecimento, numa ótica consolidada de um manancial de informação que hoje se encontra dispersa em bibliotecas, arquivos, artigos e outros documentos e cujo acervo importa manter vivo.

Trata-se assim de um projeto ambicioso e de inestimável interesse público, que culminará no lançamento da publicação "Habitação: 100 anos de políticas públicas em Portugal, 1918 | 2018", em cerimónia pública.

O evento contará ainda com dois momentos: 
- Mesa Redonda "Políticas de habitação no Sec. XXI", que pretende proporcionar um momento de reflexão em torno da questão da "habitação". Para o efeito, serão convidadas personalidades de renome; 
- Painel "Prémio Aga Khan", que contará com a participação do Deputy Director da Aga Khan Trust for Culture - Shiraz Alibhai.

As presenças devem ser confirmadas através do endereço eletrónico: depa@ihru.pt.

Projeto "Habitação: 100 anos de políticas públicas em Portugal, 1918/ 2018"