27 projetos aprovados na 3.ª edição do concurso Science4Policy

Já são conhecidos os projetos vencedores da 3ª edição do concurso Science4Policy (S4P-25), promovido pelo PLANAPP e a FCT. Foram aprovadas 27 candidaturas, selecionadas entre 60 propostas elegíveis. Os projetos considerados distribuem-se por 20 linhas temáticas, previamente identificadas pela REPLAN.
Desde o lançamento da iniciativa em 2023, esta edição contou com o maior número de candidaturas submetidas e aprovadas. Esta participação reflete o crescente interesse da comunidade científica em contribuir para soluções relevantes e sustentadas para os desafios públicos.
Cada estudo selecionado deverá ser concluído até 31 de março de 2026, culminando na entrega de um policy brief com recomendações fundamentadas para o ciclo da política pública.
O IHRU, através do OHARU, esteve envolvido na proposta das linhas temáticas “Tanta casa sem gente, tanta gente sem casa: Causas de persistência de fogos vagos em Portugal” e “Modelos de sustentabilidade económico-financeira para a promoção de arrendamento público”, bem como no processo de avaliação e seleção de 3 projetos de investigação:
• “Habitação Vaga em Portugal: Territórios, Causas e Caminhos de Ação”, de Nuno Travasso:
• “Casas Vazias, Vidas em Espera: um paradoxo em plena crise da habitação”, de João Pereira Santos;
• “HABIPUB – Estratégias e soluções integradas para a promoção do arrendamento público em Portugal”, de Ana Santos.
O concurso Science4Policy Pretende estimular a produção de conhecimento e de evidência útil à Administração Pública, reforçando a sua capacidade interna para apoiar a definição, implementação, planeamento, avaliação e prospetiva de políticas públicas, em articulação com diferentes áreas governativas.
Toda a informação sobre o concurso está disponível em: Science4Policy 2025