Notícias
12 abr 2019
Candidaturas Abertas para o Prémio NTP 2019
O que é

O Prémio Nuno Teotónio Pereira representa a distinção de prestígio mais antiga no setor da habitação, resultando da redenominação do anterior Prémio IHRU, que foi criado em 2008 por fusão dos Prémios RECRIA e INH, este último existente desde 1989.

Inicialmente direcionado a variantes especializadas de intervenção nos domínios da construção e da reabilitação, com o principal objetivo de incentivar as boas práticas para a qualificação funcional, social, ambienta e estética das cidades, em 2010 o referido prémio foi alargado ao domínio dos trabalhos de produção científica com o fim de incentivar o estudo e a investigação de matérias ligadas à habitação e à reabilitação urbana.

A partir de 2016 o Prémio IHRU passou a designar-se Prémio Nuno Teotónio Pereira em homenagem ao Arquiteto, falecido em janeiro desse ano, que se evidenciou como uma das mais marcantes personalidades da arquitetura nacional, com uma longa carreira em que a mestria da obra arquitetónica e científica produzida no domínio da habitação, incluindo a habitação social, lhe mereceram o reconhecimento da sociedade e a atribuição de vários prémios de arquitetura.

Os seus vários trabalhos de produção científica nesse domínio e em torno da reabilitação urbana constituem uma referência incontornável, com destaque para a obra escrita em 1998 sobre a reabilitação nos bairros históricos de Lisboa.

A vertente de Reabilitação Urbana do Prémio Nuno Teotónio Pereira tem como objetivos:

  • valorizar e promover a divulgação do trabalho desenvolvido por projetistas, construtores e promotores, tanto públicos como privados, ao nível da reabilitação urbana;
  • promover a disseminação de boas práticas;
  • contribuir, através do conhecimento de experiências inovadoras, para a contínua adaptação a novas situações;
  • assegurar, através da divulgação das melhores intervenções, também na perspetiva técnico-económica, o interesse dos cidadãos em geral pela preservação e revitalização do património habitacional e das áreas urbanas;
  • contribuir para a divulgação de melhorias sociais no acesso à habitação.

A vertente de Trabalhos de Produção Científica do Prémio Nuno Teotónio Pereira tem como objetivos:

  • incentivar estudantes universitários e investigadores para as temáticas da habitação e da reabilitação urbana na pesquisa de novas abordagens e apresentação de soluções suscetíveis de contribuir para o desenvolvimento do setor.
  • divulgar estudos e trabalhos que, pelas suas características, possam servir de referência para outros estudos, para orientar práticas ou apoiar políticas setoriais.
  • fomentar o intercâmbio de saberes e fazeres entre o setor da habitação e da reabilitação urbana e o da ciência e tecnologia.