Contactos  | 
Logo Portal da Habitação
   
 

Co-financiado por : POSC  
Fundos Estruturais CE
 Município de Albergaria-a-Velha
 
 
 
 » ARU de Angeja
 » ARU da Área Central de Albergaria-a-Velha




  » ARU DE ANGEJA
 
  Albergaria_ARU-Angeja_Foto1  Albergaria_ARU-Angeja_Foto2  Albergaria_ARU-Angeja_Foto3
 
A delimitação da ARU de Angeja insere-se no processo de desenho e implementação de políticas públicas urbanas municipais e na sua articulação com o processo de planeamento e gestão deste território. Entre os critérios que presidiram a esta delimitação, referiremos: a inclusão do núcleo histórico e da área envolvente do mesmo, com o qual se relaciona funcionalmente dando-lhe enquadramento e contexto; a inclusão do Parque Urbano do Areal e ainda do espaço associado à Feira dos 26, na zona do Calvário, pela importância histórica e de memória colectiva de vivências nesse local. O conjunto destes espaços define um tecido urbano consolidado, onde se localizam valores patrimoniais e identitários que importa requalificar e reabilitar. A estratégia de intervenção definida para esta ARU incidirá no espaço público, através da requalificação dos espaços e infraestruturas urbanas. A fim de promover a reabilitação do edificado pelos particulares, foi também definido um quadro de benefícios e incentivos fiscais, com o que se pretende contribuir para a reabilitação de edifícios de referência, envolvendo neste processo iniciativas por parte de privados.
 
  Albergaria_ARU-Angeja_Planta
 
Enquadramento Legal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Situação do Processo
ARU APROVADA
Consulta do Processo
www.cm-albergaria.pt
 
Área de Reabilitação Urbana
 

Entidade Gestora
Câmara Municipal

Processo de Constituição
 

Âmbito Temporal
3 anos 

Aprovação da Câmara Municipal 
2015-02-11

Comunicação ao IHRU
2015-03-26

Aprovação da Assembleia Municipal 
2015-02-27

Publicação DR II Série
Última atualização: 2015-04-13
  » ARU DA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE ALBERGARIA-A-VELHA
 
  Albergaria_ARU-ÁreaCentraldaCidadeAV_Foto1 Albergaria_ARU-ÁreaCentraldaCidadeAV_Foto2 Albergaria_ARU-ÁreaCentraldaCidadeAV_Foto3
 
Esta ARU abrange uma região urbana identificada como o centro tradicional da cidade, região essa que tem vindo ao longo do tempo a perder e a ganhar novas funcionalidades, tendo contudo preservado a sua identidade e o carácter identificador da sua condição de centralidade. Esta ARU identifica um conjunto de imóveis de interesse patrimonial e define 6 unidades de intervenção que correspondem a outras tantas centralidades urbanas presentes neste espaço, delimitação mais alargada que constitui esta ARU. São elas: a envolvente das ruas de Stª António, Av. Napoleão Luis Ferreira Leão, rua do Hospital e rua Mártires da Liberdade; a envolvente da rua Engº Duarte Pacheco e rua Dr. José Henriques; a envolvente da Praça Fernando Pessoa e das ruas Prof. Egaz Moniz e 25 de Abril, zona conhecida por "novos arruamentos"; a envolvente da antiga Fábrica Alba; a envolvente da Alameda 5 de Outubro e do jardim da Praça Ferreira Tavares, que foi objecto de uma intervenção recente que ainda decorre; e a envolvente da rua Gonçalo Eriz e bairro das Lameirinhas. A ARU define ainda um quadro de incentivos e benefícios fiscais dirigidos aos particulares que assim poderão aceder aos mesmos ao proceder à reabilitação do seu património.
 
  Albergaria_ARU-ÁreaCentraldaCidadeAV_Planta
 
Enquadramento Legal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Situação do Processo
ARU APROVADA
Consulta do Processo
www.cm-albergaria.pt
 
Área de Reabilitação Urbana
 

Entidade Gestora
Câmara Municipal

Processo de Constituição
 

Âmbito Temporal
3 anos 

Aprovação da Câmara Municipal 
2015-02-11

Comunicação ao IHRU
2015-03-26

Aprovação da Assembleia Municipal 
2015-02-27

Publicação DR II Série
Última atualização: 2015-04-13
Sobre o Portal | Avisos Legais | Política de Privacidade
Actualizado em 2016-02-18 | 1.6.4
Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C [D] Símbolo de Acessibilidade na Web  Portal da União Europeia