Contactos  |  Ajuda
Logo Portal da Habitação
   
 

Co-financiado por: POSC  
Fundos Estruturais CE
Notícias
2015-11-20
Erradicada "última mancha ambiental" no rio Douro
Logotipo do IHRU

Local a Intervencionar

Local a Intervencionar

Localização

Hoje, será dado um passo definitivo para a eliminação da "última mancha ambiental" existente nas margens do Douro e que consiste na operação de alojamento de 12 famílias residentes em barracas e limpeza do local, situado junto do apeadeiro de Bagaúte, em Peso da Régua.

Operação há muito acalentada por diversas entidades, envolveu o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), a Câmara Municipal de Peso da Régua, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, IP (IHRU,IP) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN).

A eliminação desta "última mancha ambiental" vem resolver um problema ambiental e social, existente há mais de 30 anos, e que representa uma "péssima imagem" para a paisagem do Douro, para a valorização turística desta zona de Peso da Régua e que contribuía para a degradação ambiental e habitacional deste local.

Com o processo de limpeza da lixeira e a consequente renaturalização do terreno, a cargo da APA e da CCDRN, «será devolvida à paisagem duriense todo o potencial ambiental e turístico que lhe é naturalmente intrínseco», sublinha Melchior Moreira, presidente da TPNP.

As famílias residentes no local serão realojadas no Bairro das Alagoas, em Peso da Régua (também conhecido por Bairro Verde), cujo processo foi iniciado há dois anos, na sequência de um levantamento efetuado no bairro e que permitiu a disponibilização de 28 fogos. As obras de recuperação das habitações ficaram orçadas em 200 mil euros.

Vão estar presentes no local das demolições, entre o apeadeiro e a barragem de Bagaúste, o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, o presidente da Câmara Municipal de Peso da Régua, Nuno Gonçalves, e ainda representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR Norte), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, IP (IHRU). Seguir-se-à uma visita ao Bairro de Alagoas (também conhecido por Bairro Verde), onde serão celebrados os contratos de arrendamento com as 12 famílias que serão realojadas, dando-se início ao processo de transferência dos agregados familiares para as suas novas casas. 

Programa:
Dia 20 de novembro, pelas 16:00
- Visita ao local onde se localizam as barracas, situado a nascente de Peso da Régua entre o apeadeiro de Bagaúste e a barragem de Bagaúste, entre a linha do Douro e o Rio Douro.
- Início da demolição das barracas a cargo da Câmara. A APA e a CCDRN apresentam estratégia para a limpeza do lixo existente nos taludes que dão para o Rio Douro.
- Visita ao Bairro de Alagoas e às novas casas onde as 12 famílias serão realojadas.

 
» listagem de notícias
 
Sobre o Portal | Avisos Legais | Política de Privacidade
Actualizado em 2016-02-18 | 1.6.4
Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C [D] Símbolo de Acessibilidade na Web  Portal da União Europeia