Contactos  | 
Logo Portal da Habitação
   
 

Co-financiado por : POSC  
Fundos Estruturais CE
Notícias
2017-10-03
Avança a reabilitação de mais 17 bairros do IHRU


Bairro Social do Arcozelo, Barcelos

Bairro Social do Arcozelo, Barcelos

Bairro Amarelo, Almada

Bairro amarelo, Almada

Bairro do Zambujal, Alfragide

Bairro Mário Madeira, Praceta D. Manuel I, Lote B, Pontinha

No âmbito do Portugal 2020, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) está a desenvolver um conjunto de projetos e candidaturas para a reabilitação de 17 bairros sociais totalizando 1.632 fogos, com um investimento que ascende a 16.335.371€.

É a primeira vez que o IHRU tem acesso a fundos comunitários para este tipo de projetos, no âmbito dos programas de reabilitação urbana do Portugal 2020, criados em 2014 e 2015:

  • Planos de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD) que visam a regeneração física, social e económica de conjuntos urbanos, onde vivem comunidades desfavorecidas e enquadram-se nas operações que integram os Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU), aprovados pelos respetivos Municípios.
  • Eficiência Energética que tem como objetivo aumentar a eficiência energética das habitações.

Já estão aprovados 2 dos 17 projetos. Trata-se da reabilitação do bairro social de Arcozelo, em Barcelos, e de 14 edifícios do bairro Amarelo, em Almada.

Dos restantes projetos, já foram apresentadas 4 candidaturas e as restantes 11 serão entregues até ao final do corrente ano.

O bairro de Arcozelo, em Barcelos, foi construído em 1973 e é a primeira vez em 44 anos que tem obras de reabilitação integral dos edifícios. Estas obras tiveram início no passado mês de março e visam a remodelação e isolamento das coberturas, revestimento das fachadas com materiais eficientes em termos energéticos, substituição de todas as janelas e respetivas caixilharias e reparação e beneficiação das áreas comuns dos edifícios, nomeadamente escadas e redes comuns de água e eletricidade.

No caso dos 14 edifícios do bairro Amarelo, em Almada, cuja construção foi concluída entre 1980 e 1982, serão realizados os trabalhos de reabilitação das partes comuns, nomeadamente, coberturas, fachadas, zonas de circulação e renovação das instalações técnicas, mantendo as características gerais da arquitetura existente. Como estratégia de intervenção, pretende-se uma reabilitação faseada, priorizando os edifícios em pior estado de conservação, tendo sido identificados os primeiros 14 lotes. Os restantes lotes – 15 a 34, são objeto de uma segunda candidatura que será entregue ainda este ano.

A reabilitação do parque habitacional do IHRU tem sido uma prioridade deste Instituto, que presentemente é proprietário de um total de 15.512 frações, sendo 14.027 habitacionais e 1.485 não habitacionais. Assim, no sentido de garantir a sua reabilitação e conservação, o Instituto já realizou nos últimos 8 anos investimentos que ascendem a 45 milhões de euros. Nalguns casos, como sucede com o bairro de Arcozelo em Barcelos, nunca tinham ocorrido obras de reabilitação e conservação geral dos edifícios.

Nos dois quadros que seguidamente se apresentam, estão identificados os 17 projetos, sendo 10 nos PAICD (quadro 1) e 7 na eficiência energética (quadro 2).

 
Mais Informação:
seta menu  Quadro 1 - Candidaturas no âmbito dos PAICD
seta menu  Quadro 2 - Candidaturas no âmbito da Eficiência Energética
» listagem de notícias
 
Sobre o Portal | Avisos Legais | Política de Privacidade
Actualizado em 2016-02-18 | 1.6.4
Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C [D] Símbolo de Acessibilidade na Web  Portal da União Europeia