Logo Portal da Habitação   Contactos  | 
Logo Site IHRU Logo Site IHRU
 

Co-financiado por:
POSC
Fundos Estruturais CE
» Portal da Habitação  » IHRU  » Prémios 
 
 
trofeu_ihru - alt1
 
 
Prémio Nuno Teotónio Pereira
Reabilitação Urbana

 

» Prémios 2016

 

Prestando homenagem ao Arquiteto Nuno Teotónio Pereira, o IHRU decidiu em 2016, alterar a designação do Prémio IHRU, para Prémio Nuno Teotónio Pereira, pela vida e percurso de um arquiteto cuja vasta obra deixada assume um papel de grande relevância para o setor da habitação e de referência para as novas gerações (+ noticia prémio 2016).


O Prémio IHRU foi criado em 2008, sendo herdeiro dos prémios INH e RECRIA, constituindo-se o prémio mais antigo nesta área.

Teve como principal objetivo incentivar à qualificação funcional, estética e social mas também, e sobretudo, à qualificação ambiental das nossas cidades, procurando valorizar e divulgar as boas práticas que conduzem a estes objectivos.

Pretendia estímular os agentes públicos e privados que têm a sua actividade na construção de empreendimentos de habitação de interesse social, na reabilitação isolada de imóveis, na reabilitação ou qualificação de espaço público e na reabilitação integrada de conjuntos urbanos.

Inicialmente, foi estruturado em duas variantes - Construção e Reabilitação, cada uma com linhas específicas. 

Em 2010, foi criada uma nova variante relativa aos trabalhos de produção científica com o objectivo de incentivar o estudo e a investigação de matérias ligadas à habitação e à reabilitação urbana, procurando dar relevo às teses de mestrado que anualmente sobressaíssem pela qualidade e criatividade, bem como às teses de doutoramento que bianualmente se debruçassem sobre a matéria regulada.
 
Desde 2013, e decorrente das alterações do paradigma da construção e da nova realidade económico-social que o país enfrenta, o Prémio passou a incidir exclusivamente na vertente da Reabilitação Urbana, tendo como principais objetivos:
 
a) valorizar e promover a divulgação do trabalho desenvolvido por projetistas, construtores e promotores, tanto públicos como privados, ao nível da reabilitação urbana;
b) promover a disseminação de boas práticas;
c) contribuir, através do conhecimento de experiências inovadoras, para a contínua adaptação a novas situações;
d) assegurar, através da divulgação das melhores intervenções, também na perspetiva técnico-económica, o interesse dos cidadãos em geral pela preservação e revitalização do património habitacional e das áreas urbanas;
e) contribuir para a divulgação de melhorias sociais no acesso à habitação.

 

 

 

 

 
 
Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C [D] Símbolo de Acessibilidade na Web  Portal da União Europeia